sexta-feira, setembro 30, 2016
Cold Pumas - "The Hanging Valley"
Oriundos de Brighton, os Cold Pumas são a meu ver uma das bandas mais estimulantes da atualidade e o mais recente "The Hanging Valley", precedido pelo registo debutante "Persistent Malaise" (2012), vem confirmar a minha humilde opinião, muito embora exista ainda espaço de manobra para refinar o seu som.
Editado pela revigorante Faux Discx gerida por Dan Reeves membro dos Cold Pumas e mentor dos Soft Walls, "The Hanging Valley" não se afasta muito das premissas do registo de estreia, contudo algum do nevoeiro que pairava em termos de produção dissipou-se, criando mais espaço para os instrumentos respirarem, factor a que não será alheio a escolha de M.J. dos Hookworms como responsável pela consola de gravação e a inclusão de Lindsay Cortstorphine para o cargo de baixista.
Para quem não está familiarizado com o seu som, poder-se-à descrever como um cruzamento entre a aparente frieza pós-punk dos Wire e a constante repetição apanágio dos The Fall, acrescente-se a batida motorik, o art-rock dos Sonic Youth e muralha sonora shoegaze e porventura teremos em linhas gerais o seu retrato sonoro.
A construção dos nove temas que preenchem este disco, baseia-se numa estrutura onde a repetição é palavra de ordem de modo a impregnar-se no cérebro do ouvinte, no entanto várias nuances vão surgindo ao longo das faixas de modo a que não caiam num fosso repetitivo, com variações vocais, camadas de efeitos a surgir quando menos se espera, mudanças de ritmo e um flectir para terrenos mais melodiosos ausente no primeiro disco, de que é exemplo máximo a faixa de encerramento "Murmur Of The Heart". Amiúde os Parquet Courts saltam à memória, o que não é de todo estranho tendo em conta os muitos pontos em comum a nível de influências, em particular nos temas mais acelerados como "Severed Estates"e "A Human Pattern".
No final da sua audição, ficamos com a sensação de termos estado a rodopiar incessantemente num carrousel ou até mesmo dentro de uma máquina de lavar roupa mas isso não impede a que voltemos a repetir a dose.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário