domingo, agosto 20, 2006

Newsletter Capitão Edu #63

Por diversas razões deixei de ir a Festivais de Verão, mas fico sempre com uma sensação de frustração pois muitas das bandas que por lá passam, e mesmo com o impacto que criam com a sua actuação, posteriormente não são desviadas para o nosso país, não restando outra solução a não ser a habitual romaria festivaleira.
Dantes a razão era a falta de salas, agora a desculpa vai assentar em que razões: a crise? A falta de público? O aluguer das salas? O desconhecimento sobre as bandas?

Aquisições

CDR
Can – “Delay 1968”
Einsturzende Neubauten – “Halber Mensch” / “Haus Der Luege”

LP
Modest Mouse – “Everywhere and His Nasty Parlour Tricks (mini-lp)”

7”
The Fall – “Rough Trade Singles Box” (um luxo)
Belle & Sebastian – “White Collar Boy” (lado B “Baby Jane” de Rod Stewart)
Shout Out Louds – “Please, Please, Please” (vinil vermelho)
Tapes ‘N Tapes – “Insistor” (finalmente em single)
Spinto Band – “Did I Tell You” (dupla edição com poster e etched disc)
Fiery Furnaces – “Tropical Ice-Land” (vinil branco)
Archie Bronson Outfit – “Dead Funny” / “Kangaroo Heart” (estes tipos são uma das melhores bandas da actualidade)
Mudhoney – “It is Us” (sempre a rockar!)
Celebration – “War” (uma das novas apostas da 4AD)
Go-Betweens – “Worlds Apart” (filigrana pop como sempre)

Audições
Criticas o mais sucinto possível para não desistirem de ler até ao fim!

Fiery Furnaces – “Bitter Tea” (2006)
Os Irmãos Friedberg continuam com a sua sonoridade muito particular mas a meu ver continuam a pecar ao insistirem na tecla de conciliar muitas canções numa só. É deixar as músicas respirar se faz favor…

Primal Scream – “Riot City Blues” (2006)
Ainda ninguém os avisou que os Rolling Stones ainda existem e já gravaram muitos discos como este? Onde está a electrónica quando é preciso? Enfim, é aguardar pelo próximo…

Asobi Seksu – “Citrus” (2006)
Serena Maneesh – “Serena Maneesh” (2005)
Pelos vistos o revivalismo “shoegaze” está em alta, e com dois interessantes registos como estes, a muralha sonora dos My Bloody Valentine, Ride, Lush, Heart Throbs, Pale Saints entre outros está bem entregue.

Say Hi To Your Mom – “Impeccable Blahs” (2006)
Se não estou em erro, este é já o quarto registo desta banda indie / college rock americana com uma sonoridade próxima dos Grandaddy e Yo la Tengo, em contraponto ao emo-pop dos primeiros registos. Destaque para a capa.

Grant Lee Phillips – “Nineteeneighties” (2006)
O líder dos Grant Lee Buffalo tenta a sua sorte no terreno pantanoso dos discos de versões, mas felizmente safa-se de ficar atolado com uma boa selecção de temas indie da década de 80 e uma interpretação sempre arrebatadora.

Peter, Bjorn & John – “Writer’s Block” (2006)
Trio sueco destacado recentemente neste blog, composto por 3 hábeis compositores pop com os olhos e ouvidos postos em Phil Spector, Beatles, e indie pop anos 80.

The Pipettes – “We Are The Pipettes” (2006)
Estas 3 meninas com vestidos às bolinhas tentam recuperar o espírito e sonoridade das girls-group dos anos 50 e 60, e verdade seja dita, concretizam esse objectivo com distinção.

Phoenix – “It’s Never Been Like That” (2006)
Estes gauleses continuam a elaborar boas canções pop facilmente entranháveis, mas tendem a criar alguns tiques que levam a uma certa semelhança entre os temas. Além disso, a obtenção de publicidade à custa da ligação a Sofia Copolla pode ter os seus custos no futuro.

Tv On The Radio – “Return To Cookie Mountain” (2006)
Confesso que não gostei do registo de estreia e também não é com este ultra-produzido disco que a minha opinião se vai alterar. Um pouco mais de simplicidade e menos nuances progressivas e até se safavam.

Publicações
Mojo (Agosto 2006)
CD elaborado por James Brown com muito funk como seria de esperar. Destaque para a cerimónia de entrega dos galardões desta revista.

Mojo (Setembro 2006)
Destaque como seria previsível para o falecido Syd Barrett e para Bob Dylan que tem direito a cd com muito daquilo que o influenciou: Blues, Folk, Gospel, Jazz, Pop.

Rockdelux (Julho 2006)
A sensação mediática deste ano tem direito a capa e centrais, Gnarls Barkley está claro. O cd assenta no reggae e derivados da editora Trojan.

Filter (Verão 2006)
Não resisti em comprar este número pois com os Sonic Youth na capa e um excelente artigo sobre a carreira deles é certo e sabido que eu tinha de ficar com ela.


Concertos
Vetiver (Casa da Música, 17/09)
Liars (Porto Rio, 25/09)

Notas do Underground
(Bandas cuja amostra sonora despertou interesse em querer ouvir algo mais.)

-The Minor Leagues
-Panda & The Angel
-A Shoreline Dream
-Low Frequency In Stereo
-Ciao Bella
-Casper & The Cookies
-Golden Bear

11 comentários:

::Andre:: disse...

Tenho pena que promotoras como a Ritmos apostem tudo no festival (PdC) e depois ñ façam nada durante o ano... Temos salas, também temos público, ñ percebo.
Ñ podia perder Morrissey tal como no ano passado ñ podia perder Arcade Fire, Qotsa e Pixes e tal como em 2004 ñ podia perder BRMC e Mark Lanegan. Se queremos ver as bandas temos mesmo que nos mexer. Paciência...

superpiloto disse...

esta foi uma das newsletters que mais gostei

eduardo disse...

folgo em saber isso. Temos de combinar uma visita para abastecimento musical lá em casa.

superpiloto disse...

estou a tentar tratar disso, mas na minha agenda, as próximas noites estão complicadas, vou tentar arranjar um furo

Anónimo disse...

acho que este festival tinha muito a ver contigo, este não devias ter perdido carago! =)

eduardo disse...

o trabalho fala mais alto e o orçamento também.

dedos-bionicos disse...

É bem compreensível n ir a este festival, perto do cartaz que podíamos ter n era assim tão indispensável... Quanto á newslatter destaque para os mimos adquiridos... não sabia que andava ai um novo dos Say Hi To Your Mom e nas notas do underground os Low Frequency In Stereo andam naquelas compilações bionicas que te gravei curto muito...

Gravilha disse...

belas aquisições! partilho a generalidade das opiniões acerca das audições - ou, mais coisa, menos coisa, concordo quase na totalidade-, e das notas do underground recomendo mesmo mesmo, mas mesmo mesmo, os Panda & The Angel.
Cheers,

Gravilha disse...

em relação aos festivais acho que tudo tm a ver com o risco e com o preço; porque para se contratar uma banda como os Cramps, tem de se trazer um nome de menor projecção agarrado. E assim, pelo mesmo preço, se evita o risco (que seria trazer por exemplo os shout out louds por si só para concertos em locais como o hard club).
É pena, mas é compreensivel.
Anyway, os Festivais têm também os seus encantos.

eduardo disse...

Biónico: de facto gravaste-me os Low Frequency In Stereo mas no meio de tanta coisa que tenho para ouvir nem sei se se lhes prestei atenção. De qualquer forma este novo registo "Last temptation of" é muito porreiro.

joao disse...

1) peter bjorn and john writer's block teve no meu querido ipod nano. so conheci recentemente por recomendacao de amiga.
2) sou capaz de dizer que o anterior, falling out, e muito melhor. esse sim, esta actualmente no meu ipod querido ipod nano e para mais tambem e a mais recente aquisicao da minha estante.