domingo, março 18, 2007

Newsletter Capitão Edu #72

Aquisições

CDR
Radial Spangle – “Syrup Macrame” (1994)
Banda que fez parte do vasto e rico catálogo da Beggars Banquet. Combinavam melodias pop com guitarradas abrasivas entre os Sonic Youth e os Mercury Rev de boa memória.

LP
The Shins – “Wincing The Night Away” (2007)
Eu avisei que não iria resistir em adquirir a versão vinil. Ainda a procissão vai no adro mas este é um forte candidato a melhor disco do ano.

7”
Magic Numbers – “This Is A Song”
Duplo single. Destaque para a versão de “Take Me Out” dos Franz Ferdinand.

Voxtrot – “Trouble”
Aguarda-se com ansiedade a edição do registo de estreia, tendo em conta a qualidade dos eps de apresentação. Pop com P maiúsculo.

Horrors – “Gloves”
Senhores de um visual entre o bizarro e o ridículo e uma das bandas mais badaladas das ilhas britânicas dos últimos tempos, os Horrors praticam uma espécie de goth-psychobilly-garage-rock e o disco de estreia acabou de estourou no mercado esta semana.

Audições
Criticas o mais sucinto possível para não desistirem de ler até ao fim!


Au Revoir Simone – “Bird Of Music” (2007)
Pensem em Stereolab, Broadcast e Electrelane a tocar pop sessenteira de contornos muito delicodoces e ficarão próximos do universo destas meninas que conquistaram o realizador David Lynch.

Malcom Middleton – “A Brighter Beat” (2007)
Elemento dos extintos Arab Strap, Middleton leva já três discos a solo que felizmente fogem da sonoridade da banda que o tornou conhecido. Este disco peca por começar muito bem e decair ao longo da sua audição. Fiquem-se pelas primeiras cinco e obtêm um belo ep.

Klaxons – “Myths Of The Near Future” (2007)
Ainda não percebi o rótulo de Nu-Rave que lhes colaram e o histerismo à sua volta. Não são tão maus quanto eu imaginava, mas aparte algumas boas e dançáveis canções o resto não é nada de especial.

Dean & Britta – “Back Numbers” (2007)
O casal Luna volta à carga com mais um sedutor disco onde não faltam as inevitáveis “covers”. Nota-se que devem andar numa fase Gainsbourg.

Rosebuds – “Night Of The Furies” (2007)
Tendo em conta as irregulares carreiras da maioria das bandas actuais, nos tempos que correm raras são as bandas pelas quais colocamos a mão no fogo por elas, e infelizmente os Rosebuds não são uma delas. Após o encantador “Birds make Good Neighbours”, a banda espalha-se ao comprido ao entrar por terrenos pop electrónicos de mau gosto. Safam-se duas ou três mas o resto é muito fraco.

Chinese Stars – “Listen To Your Left Brain” (2007)
Deambulam entre os Pere Ubu, Six Finger Satellite e Les Savy Fav, mas acabam por ser mais uns com este tipo de sonoridade que recheia os arquivos da Kill Rock Stars.

Rob Crow – “Living Well” (2007)
Membro dos Pinback, Ladies entre outras bandas, não foi preciso ouvir até ao fim o seu terceiro álbum para me render por completo a estas belas composições e para o galardoar como um dos melhores vocalistas da actualidade.

Long Winters – “Putting The Days To Bed” (2006)
Tardei em ouvir o novo desta banda mas que bem me soube ouvir este college rock ideal para apreciadores de Pedro the Lion, Nada Surf, R.E.M. (1ª fase), Death Cab For Cutie e Lotion (alguém se lembra?).

Lcd Soundsystem – “Sound Of Silver” (2007)
James Murphy regressa com o seu caldeirão de referências após o bem sucedido disco de estreia. As críticas rotulam-no de génio, mas o que ele faz e bem é misturar imensos ingredientes e no fim temos uma sopa saborosa mas com facilidade topamos que livro de receitas utilizou. É mais homogéneo que o anterior mas não é aquilo que tantos apregoam.

Hella – “Ther’s No 666 in Outer Space” (2007)
Terroristas sonoros que muito agradaram a Mike Patton que tratou de editar o seu novo registo pela Ipecac. Desta feita com vozes e com uma formação mais alargada. Nota-se que andam a ouvir Mars Volta.


Publicações
Mojo (Abril 2007)
Iggy e os Stooges em grande destaque. O cd é um belo cocktail de surf-garage-rock & Roll-blues escolhido pelo Sr.“Iguana”.

Rockdelux (Março 2007)
Como é de praxe, o terceiro disco do ano são os melhores temas nacionais de 2006. Têm vindo a melhorar mas quando se viram para o inglês na maioria dos casos descamba.

Concertos
Matt Elliott + Manyfingers (Mercedes, 24/03)
Ursula Rucker (Industria, 29/03)
Bunnyranch (PortoRio, 30/03)
Old Jerusalem (Jojo’s, 31/03)
!!! (Teatro Sá da Bandeira, 04/04)
Bonnie Prince Billy + Faun Fables (Theatro Circo, Braga, 04/04)
Spektrum + Fujiya & Miyagi + Rework (Casa da Música, 07/04)
Mark Stewart & The Maffia (Fundação de Serralves, 14/04)
FM Einheit & Caspar Brotzmann (Fundação de Serralves, 21/04)
Akron/Family (Theatro Circo, Braga, 23/04)
Triosk (Passos Manuel, 26/03)
Susanna & The Magical Orchestra (Theatro Circo, Braga, 01/05)
Tarwater (Theatro Circo, Braga, 04/05)
Nurse With Wound (Fundação de Serralves, 05/05)
Andrew Bird (Theatro Circo, Braga, 01/06)
Laurie Anderson (Theatro Circo, Braga, 13/07)
Nina Nastasia (Theatro Circo, Braga, 16/11)

Nota: Se pretendem informações sobre festivais neste país ou concertos a Sul do Mondego escusam de procurar aqui.

11 comentários:

pjprcarvalho@gmail.com disse...

também não resisti ao gloves em 7"! O album dos Horrors é mto bom, pena que estejam incluidas quase todas as musicas até agora editadas em single, o que torna o conjunto um bocado deja vu; de qualquer forma algumas das conhecidas têm roupagem nova e as novas estão em muito bom nivel (como as outras). Voxtrot ouvi uma vez e chega, bons ep's mas o album é pop demasiado polida para o meu gosto. ouve os My Teenage Stride, mto bons!

Gravilha disse...

também não resisti ao gloves em 7"! O album dos Horrors é mto bom, pena que estejam incluidas quase todas as musicas até agora editadas em single, o que torna o conjunto um bocado deja vu; de qualquer forma algumas das conhecidas têm roupagem nova e as novas estão em muito bom nivel (como as outras). Voxtrot ouvi uma vez e chega, bons ep's mas o album é pop demasiado polida para o meu gosto. ouve os My Teenage Stride, mto bons!

::Andre:: disse...

Vou espreitar essas Au Revoir Simone...

M.A. disse...

The Horrors vai, de certeza, ser uma das bandas do ano. Devagar, devagarinho, vão chegar lá.
Concordo com as opiniões acerca de LCD Soundsystem. Se calhar, até era capaz de ser um pouco mais durinho...

Shumway disse...

Estou bastante satisfeito com o disco do Malcolm Middleton.
Penso que é um disco muito completo.

Anónimo disse...

Bem, fiquei curioso em relação a esses Horrors. Já agora, dois nomes que me agradaram nos últimos tempos: Early Years e Fujiya Miyagi. Os primeiros na onda YoLaTengo e os segundos a puxar mais para o rock de régua e esquadro. Só me pergunto se valerá a pena ver os Fujiya Miyagi na CdM por 20 euros?

eduardo disse...

Fujiya & Miyagi tou lá batidinho. Foi o melhor disco de krautrock do ano passado.

::Andre:: disse...

Quando é isso?

eduardo disse...

espreita mais acima nos concertos.

Strumer disse...

au revoir simone é um disco interessante. Voxtrot bora la ver até onde vão.
long winters ando actualmente a ouvir..não ta mal;)
lcd soundsystem..a quem lhe chame génio. eu subscrevo.

O Puto disse...

Ouvi um tema do novo disco dos Rosebuds no MySpace e assustei-me. Como é possível?