domingo, agosto 10, 2008

Newsletter Capitão Edu #85

Aquisições

7”
Duke Spirit – “My Sunken Treasure” (2007)

Novo single retirado de “Neptune”, um dos melhores discos deste ano.

Duffy – “Warwick Avenue” (2008)
Após o sucesso de “Mercy”, um tema mais calmo na linha Burt Bacharach.

Primal Scream – “Can’t Go Back” ( vinil colorido 2008)
Boa escolha para o novo disco. Crítica ao álbum mais abaixo.

X-Wife – “On The Radio” (Limitado 2008)
Orelhudo novo single com a colaboração de Raquel Ralha (WrayGunn)

Rogue Wave – “Like I Needed” (2008)
Ena, mais uma rodela catita retirada de “Asleep At Heaven’s Gate”.

CD
Super Furry Animals – “Guerrilla / Rings Around The World”
Edição slidepack a um preço mesmo muito em conta.

Hot Club De Paris – “Drop It ‘Til It Pops” (2007)
Modest Mouse – “We Were Dead Before The Ship Even Sank” (2007)
Grant-Lee Phillips – “Nineteeneighties” (2006
)
Três belos exemplos de que mais vale aguardar e depois adquirir os originais a nice price.

Audições
Criticas o mais sucinto possível para não desistirem de ler até ao fim!

Primal Scream – “Beautiful Future” (2008)
Melhor que o seu antecessor “Riot City Blues” não seria dificil de conseguir, contudo neste disco Bobby Gillespie e comparsas disparam em várias direcções, umas vezes certeiras outras nem por isso.

Wild Beasts – “Limbo, Panto” (2008)
Nova aposta da Domino que decerto irá agradar a apreciadores de Antony. Como não é o meu caso, muito pelo contrário, safa-se a parte instrumental.

Hot Club De Paris – “Live At Deadlake” (2008)
O novo registo deste trio inglês, não apresenta grandes novidades em relação ao registo debutante. A devoção aos Minutemen é óbvia mas ainda assim não deixa de ser cativante, numa fórmula math-pop-rock.

Dananananaykroyd – “Sissy Hits” (2008)
Ep de apresentação desta banda oriunda de Glasgow, cuja sonoridade varia entre o post-hardcore bem rasgadinho e o pós-punk dos The Fall. Tal como os Hot Club De Paris, Foals, Sixtyfivedaysofstatic ou Youthmovie Soundtrack Strategies , é bom de ver e ouvir bandas britânicas com uma sonoridade mais elaborada sem ser o desgastado Brit pop/rock.

Cansei Ser Sexy – “Donkey” (2008)
Outrora tiveram a sua piada, actualmente tornaram-se numa banda sem interesse com um disco super-produzido que a meio da audição já dá vontade de tirar, e só dura 35 minutos!

Beck – “Modern Guilt” (2008)
Sinceramente acredito que o Beck anda algo perdido e a tentar recuperar a fama que obteve com o influente “Odelay”. Todavia os tempos são outros e para não ficar na rectaguarda convidou Danger Mouse, produtor na mó de cima e cabecilha dos Gnarls Barkley. O resultado final soa muito bem para quem for apreciador de produções topo de gama em detrimento de criatividade.

Mudhoney – “Lucky Ones” (2008)
Mais um disco desta mítica banda de Seattle. Não podemos esperar grandes novidades sonoras mas apenas um bom disco de rock, e nesse aspecto a banda nunca falha.

Dianogah – “Qhnnnl” (2008)
Aguardado com alguma expectativa pela minha parte, o novo registo desta banda onde figura o ilustrador Jay Ryan inclui algumas novidades, sendo a maior a inclusão de vozes e uma maior diversidade musical, para além de contar com uns quantos convidados como Andrew Bird. Se apreciam Rodan, Slint, Bedhead, Shellac e Don Caballero, então podem servir-se à vontade.

The Little Ones – “Morning Tide” (2008)
Tendo em conta a qualidade dos eps de apresentação, o álbum de estreia não desilude mas estou em crer que poderiam ter feito melhor, ainda assim é indie pop com pinta.

Publicações
Mojo ( Agosto 2008)
Edição dedicada aos 20 anos da editora SubPop com cd a condizer.

Leitura
New York Noise
Excelente retrato do movimento artistico entre 1978-1988 de uma fervilhante Nova Iorque.
Centenas de fotografias de Paula Court ilustram as personagens que tornaram a " grande maça" a cidade mais famosa do mundo, graças a figuras como Andy Warhol, Africa Bambaataa, Martin Rev (Suicide), Richard Hell, Lou Reed, Keith Haring, Patti Smith, John Cage, ESG, Laurie Anderson, Basquiat entre muitos outros.

Este livro abrange todos os movimentos musicais que brotaram durante esta década: Hip-hop, Punk, No-Wave, Free Jazz, Experimental e electrónica, demonstrando a corrente de criatividade que surgiu neste período.
Inclui textos de David Byrne, Laurie Anderson, Cindy Sherman, Suicide, Liquid Liquid entre outros, autênticos relatos sobre todo o movimento que se desenrolou numa Nova Iorque com os olhos no futuro.

Downloads

Mais um punhado de faixas, disponiveis gratuitamente e legalmente na net, compiladas especialmente para este verão. O link, a capa e a contra-capa podem encontrar-se aqui: http://moucocd.blogspot.com
Deixem os vossos comentários e sugestões das vossas descobertas musicais.

4 comentários:

M.A. disse...

Não sabia que o último dos Modest Mouse já estava a nice price. Também não o comprei na altura e acho que vou aproveitar agora.

Falha imperdoável a corrigir em breve: ainda não ouvi o novo dos Duke Spirit completo.

Já que falas em livros, já conheces a "versão" da história dos Galaxie 500 contada pelo Dean? Tenho-o reservado para ler nas férias.

Quanto a descobertas, acabei de publicar um post com algumas bandas que talvez te interessem.

Abraço

eduardo disse...

lembro-me de ver um destaque algures no myspace sobre o livro do Dean.
Depois avisa se vale a pena investir.

Anónimo disse...

o novo dos Primal Scream pareceu-me fraquinho de início mas, lentamente, vai entrando no ouvido...para já ouço «uptown» umas 3 vezes ao dia.

Pedro

http://www.myspace.com/theworsttasteinmusic08

::Andre:: disse...

Tenho que espreitar esses Dianogah..