quarta-feira, outubro 28, 2015

Christian Fitness - "Love Letters In The Age Of Steam"



Christian Fitness é o alter-ego de Andrew Falkous (Falco para os amigos) mentor de bandas tão relevantes quanto os Mclusky e Future of The Left, que nesta sua "one man band" decide dar vazão à sua criatividade tocando todos os instrumentos à excepção da bateria.

Após ter editado "I Am Scared Of Everything That Isn't Me" no passado ano, Falco volta à carga com "Love Letters In The Age Of Steam" de momento apenas disponível para download através da sua página no Bandcamp. Como apreciador do seu trajecto musical assente num rock bastante abrasivo e letras corrosivas, confesso que tive algum receio em ouvir este registo, uma vez que, regra geral, a tendência dos músicos é suavizar e revelar outra faceta mais intimista e menos usual nas bandas que os impulsionaram para um certo reconhecimento. Felizmente não é esse o caso, e diria até que este "Love Letters" poderia fazer parte da discografia dos Future Of The Left.

A rondar os 30 minutos de duração, Falco despacha 10 faixas maioritariamente curtas mas plenas de consistência numa fusão de punk, noisy-indie-rock mas sempre com um sentido melódico e refrões que noutra dimensão seriam cantaroláveis por muitos. Destaque para o registo vocal empregue que tanto balança em narrador de histórias de suspense, oscila num falsete esquizofrénico e termina num berreiro já marca registada, muito embora perca alguma intensidade quando entra numa faceta de "cantor pop".

Pleno de temas demolidores como "Upset Army", "Middleyurt" e a faixa que dá titulo a este disco, no entanto existe espaço para temas mais pop "Standard Issue Grief", experiências a roçar o Prince cruzado com Pixies em "The Harder It Hits"ou o abalo sónico de "3 Speed Limiters". Peca na parte final com um "Who Is Iron God?" algo irritante e "Psychic Reader" numa espécie de synth-pop com demasiado teclado para o meu gosto.

Christian Fitness pode ir editando discos que desta forma não sinto a falta dos Future Of The Left!


Sem comentários: