quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Pop. 1280 - "Paradise"



Eu reconheço que enumerar influências para descrever uma banda ou um álbum é uma via facilitista e redutora, contudo, após as contínuas audições do terceiro registo dos Pop. 1280 a minha mente é invadida por uma avalanche de referências que o mais complicado é evitar citar todas sob o risco de estar a descrever "Paradise" como um mero exercício revisionista da matéria dada, o que não é o caso mas pouco falta.

 Desta feita a banda de Brooklyn acentua a sua devoção pelo rock industrial através dos sinistros teclados e a incessante percussão ao qual se adicionam vocalizações em tom de discurso inflamado e guitarras a imitar o alvoroço de uma qualquer siderurgia. "Paradise" soa a disco conceptual baseado numa sociedade que no atual panorama politico e económico, perdeu a esperança num mundo melhor e depara-se com um cenário distante do paraíso a que o titulo sarcasticamente alude.

Confesso que nunca fui um grande adepto das sonoridades industriais, regra geral aprecio algumas das suas características aliadas a outras vertentes de que são um bom exemplo os Cop Shoot Cop, banda que saltou logo à memória e que estranhamente não vi referida nas diversas criticas a este disco, mesmo tendo em conta que a produção ficou a cargo do afamado Martin Bisi. A partir daí surge a tal enxurrada de similaridades sonoras com os Suicide, Killing Joke, Birthday Party, Nitzer Ebb, Big Black, Swans, Sisters of Mercy, Front 242, Scrapping Foetus Of The Wheel, Fad Gadget, Nine Inch Nails, Klinik, Virgin Prunes e mais umas quantas através das 9 faixas que regra geral possuem uma carga plena de agressividade: "Phantom Freighter", "In Silico", "USS ISS", alternadas com momentos mais pausados e diria até cinematográficos como a faixa que dá titulo ao álbum, "Rain Song" ou "Pyramids on Mars".

Embora "Paradise" possua argumentos suficientes para entusiasmar, no entanto não são suficientes para ultrapassar a barreira de um disco que forçosamente remete em demasia para um exercício de nostalgia.

Sem comentários: