sexta-feira, dezembro 22, 2017

Sugestões Auditivas 2017 (2º Semestre)

Elaborado o balanço do primeiro semestre, é então altura de destacar uns quantos registos que nesta segunda parte de 2017 seduziram os ouvidos do Mouco. Como sempre é uma tarefa árdua tendo em conta o volume de edições que assola o panorama musical. Ainda assim, não quis deixar de fora estas sugestões, na esperança que desperte a vossa atenção.

(Para audição basta clicar no titulo)


Alvvays - "Antisocialites"














Confesso que às primeiras audições senti-me algo desiludido com o novo álbum da banda canadiana. Voltei à carga recentemente, e sim, os Alvvays conseguiram superar a barreira do difícil segundo disco, mantendo uma matriz sonora semelhante com algumas nuances. 

Chain & The Gang - "Experimental Music"














Ian Svenonius não consegue parar e para além de ter editado o seu projecto a solo sob a designação Escape-ism, gravou porventura o mais acessível e bem-sucedido registo dos Chain & The Gang.


Downtown Boys - "Cost Of Living"














A par dos Priests que editaram o poderoso "Nothing Feels Natural" que escapou ao meu radar aquando do balanço do primeiro semestre, os Downtown Boys são das mais entusiasmantes bandas punk da atualidade. Atentem a temas como  "A Wall" ou "Somos Chulas (No Somos Pendejas) e percebem facilmente o motivo da sua inclusão.

 Duds - "Of A Nature Or Degree"














Oriundos de Manchester, os Duds não escaparam ao radar da editora americana Castle Face de John Dwyer dos Thee Oh Sees, que neles vislumbraram o espírito post-punk com os Wire à cabeça do pelotão em temas curtos mas repletos de texturas.

Girl Ray - "Earl Grey"














Estreia auspiciosa deste trio feminino inglês, a revelar uma maturidade sonora incomum num disco debutante. Indie psych-folk-pop algures entre os Gorky's Zygotic Minci e as Electrelane.


His Electro Blue Voice - "Mental Hoop"














4 anos após o visceral "Ruthless Sperm", esta formação italiana regressa com similar impacto na sua conjugação sonora noise-kraut-rock com inclinação post-punk.

Madonnatron - "Madonnatron"















Mais um disco de estreia feminino, perfeito para noites de Halloween dada a vertente dark bem evidente nos títulos de diversos temas, contudo a panóplia sonora nele contido assim como o uso de humor, afastam-nas de serem catalogadas como uma banda gótica.

Melkbelly - "Nothing Valley"














Um cruzamento entre os Lightning Bolt e Breeders poderá ser uma possível descrição da sonoridade desta banda de Chicago que combina melodia, ruído e estruturas pouco convencionais de uma forma vencedora.

Omni - "Multi-task"














Dos vários registos por aqui destacados com o rótulo post-punk, este decerto é o mais acessível, apesar da urgência com que os temas se sucedem, existe sempre espaço para a melodia se destacar. Bónus para a capa, quiçá a mais cativante deste ano. 











Já não é a primeira vez que uso esta expressão, mas não resisto em voltar a referir que esta é daquelas bandas que na década de 90 decerto faria parte do catálogo da Touch & Go, dada a sua conjugação de indie-rock sónico e emergente post-hardcore.

Posse - "Horse Blanket"














Um crime esta banda ter terminado! Para despedida disponibilizaram este disco para descarga gratuita. Quanta bondade e quanta qualidade! 

Protomartyr - "Relatives In Descent"














A banda de Detroit continua a manter a fasquia elevada e apesar de abusar nas semelhanças aos The Fall, conquista novos fiéis a cada nova edição. 

Snapped Ankles - "Come Play The Trees"














Esta banda londrina alia uma mensagem e visual ecológicos a uma sonoridade que ataca em várias frentes. Se com este primeiro álbum obtiveram algum reconhecimento, estou certo que ainda darão muito mais que falar com o sucessor. 

Spinning Coin - "Permo"















O disco debutante deste quarteto escocês deambula entre o jangle-indie-pop e o lo-fi-indie-rock. Contou com a produção de Edwyn Collins em alguns temas e foi editado pela Geographic de Stephen Pastel. Tudo certo aqui.

Unsane - "Sterilize"














Os veteranos do noise-rock não abrandam e retornam com mais uma dose de rock visceral alicerçada na sua fúria com o panorama politico americano. 

Sem comentários: