domingo, outubro 15, 2006

Newsletter Capitão Edu #65

Aquisições

CD
Bruno Duarte + Old Jerusalem + Puny – “Splitted”
3 Projectos nacionais gravam uns quantos temas de forma caseira a relembrar a estética lo-fi tão em voga na década de 90. Os resultados são algo desiguais mas o conceito e a embalagem são de louvar.

CDR
The Blow – Poor Aim: Love Songs (ep)
A editora K decidiu oferecer uma guloseima a quem tem por hábito visitar o seu site e disponibilizou gratuitamente este ep de 7 faixas. A sonoridade dos The Blow é eletrónica-indie-pop-lo-fi.

7”
Can – “I want More”
Primeiro foi o máxi laranja numerado, agora é a rodela mais pequena igualmente numerada mas em picture disc.

Pipettes – “Judy”
Duas versões: uma em vinil branco, outra azul. Capas não podiam ser mais retro.

Sons & Daughters – “Johnny Cash”
Finalmente deitei a luva a este. Retirado do primeiro mini-lp.

Hidden Cameras – “Awoo”
Single de apresentação ao novo álbum criticado mais abaixo.

Appliance – “Food Music”
Aos poucos vou conseguindo juntar mais umas raridades como este à minha colecção.


Audições
Criticas o mais sucinto possível para não desistirem de ler até ao fim!

Rapture – “Pieces of The People We Love” (2006)

Para quem não sabe eu não gramei o disco de estreia destes tipos muito por culpa da voz esganiçada e tremendamente irritante do seu vocalista. Neste novo registo a voz suporta-se um pouco melhor, mas o problema é que não deixam de soar ao disco-punk-funk de finais de 70 sem acrescentar nada de relevante. Ouve-se e pronto.

Cursive – “Happy Hollow” (2006)
Ora aqui está uma banda que muito prometia após “The Ugly Organ”, um daqueles discos que os poderia ter transformado num fenómeno de culto semelhante aos Arcade Fire, mas pelos vistos a crítica não esteve para isso.
O seu sucessor é a meu ver um retrocesso ao passado pós-hardcore insípido de início de carreira com pormenores curiosos mas que não chegam para as encomendas.


Sparklehorse – “Dreamt For Light Years In The Belly of a Mountain” (2006)
Cinco anos distam este disco do gracioso “It’s a Wonderful Life”, mas pelos vistos o interregno não inspirou por aí além Mark Linkous, dada a toada morna e pouco sumarenta (safam-se umas 3 faixas) que exala deste novo disco: Alguém dormiu demais na barriga da montanha...

Tap Tap – “Lanzafame” (2006)
Parece que já estou a ouvir as vozes a erguerem-se contra esta recente banda, dadas algumas semelhanças com os Arcade Fire, Clap Your Hands Say Yeah, Wolf Parade e Tapes ‘N Tapes.
Eu detecto esses pontos em comum mas acreditem que eu e muito boa gente que já o ouviu não resiste às melodias, à voz desafinada, à familiaridade sonora de certas faixas. Eu adorei e ponto final! Melhor ainda, este já figura na lista dos melhores deste ano!

Hidden Cameras – “Awoo” (2006)
Num ápice este colectivo canadiano edita o seu terceiro álbum que, longe de ser um disco fraco, não consegue exibir a mesma frescura dos anteriores, talvez a banda tenda a cair em certos tiques que levam a um certo enfado por parte do ouvinte.

Bound Stems – “Appreciation Night” (2006)
Disco aguardado com grande expectativa por mim e mais alguns, dadas as boas indicações do ep de estreia, finalmente podemos apreciar tudo o que esta banda americana tem para nos oferecer:
Canções com estruturas fora do comum, um timbre vocal nada acessível, uma certa dificuldade em assimilar o disco à primeira, mas no entanto a cada nova audição, ele vai crescendo e não tarda estou viciado nele.

The Big Sleep – “Son Of Tiger” (2006)
Destacados neste blog vai para algum tempo, finalmente o registo de estreia desta banda americana é distribuído pela FrenchKiss (pertença dos Les Savy Fav) e só veio confirmar que o seu explosivo cocktail de Sonic Youth, Prolapse, Kinski, My Bloody Valentine, Explosions In The Sky e rock alemão dos anos 70, é deveras fenomenal.


Publicações
Mojo (Novembro 2006)
Este número destaca a influência de Jimi Hendrix no mundo da música com cd a condizer; entrevista com Bobbby Gillespie (Primal Scream) e muito mais para ler como é habitual.

Rockdelux (Outubro 2006)
Destaques para Micah P.Hinson, Thom Yorke, Pipettes e para a editora !K7 que sustenta o cd deste mês.

Concertos
Apse (Mercedes, 27/10)
New Model Army (Hard Club, 28/10)
Enablers (Mercedes, 10/11)

Notas do Underground
(Bandas cuja amostra sonora despertou interesse em querer ouvir algo mais.)

-120 Days
-Favourite Sons
-Forget Cassettes
-Goldenboy
-Takka Takka

SEE YA!

6 comentários:

::Andre:: disse...

Mais uma newsletter ;)

Fico contente por teres Enablers na tua agenda.

Anónimo disse...

Tenho que confessar que o gotta get myself into it se instalou no meu cérebro on repeat, acompanhado de algum prurido (será que o atarax funciona neste caso?)

Susana

Crestfall disse...

Enablers \oo/

E Apse tb vai for!

dedos-bionicos disse...

Mais uma vez as aquisições são de fazer inveja, das audições destaco os Tap Tap, curto muito.....

Apse tou lá caidinho se tudo correr bem...

joao disse...

1) engracado, acabo agora mesmo de ouvir pela primeira vez the big sleep, son of tiger
2) 120 days e bem bom. ainda nao entraram no meu querido ipod nano, mas ja estao a espera na fila
3) concordo em parte nos hidden cameras: eu diria mesmo que o disco e mais fraco do que forte. os arranjos "sinfonicos" sao iguaizinhos sem tirar nem por em quase todas as musicas
4) concordo plenamente nos bound stems. eu ja estou viciado

Unknown disse...

Curto estas newsletters :) Gosto bastante do último álbum dos The Rapture, apesar de preferir 'Echoes' ao último. Acho que a "voz esganiçada" do vocalista dava-lhe um toque especial :)
Quanto a Sparklehorse, nada de novo, 5 anos é muito tempo (já tinha tb comentado isto no meu blog) e o disco peca por ser um pouco a tender para a seca;
Tap Tap :) Uma das melhores "coisas" que tenho ouvido recentemente :) Gostei da tua análise;
The Hidden Cameras, considero um álbum forte, apesar de como disse o João, repetir a sinfonia por uma série de temas.