quarta-feira, agosto 12, 2015

Sleaford Mods - "Key Markets"



Após vários anos a tentar alcançar um lugar ao sol no panorama musical britânico, a dupla Sleaford Mods finalmente atinge com este "Key Markets" o reconhecimento devido com a sua simples fórmula de baixo, bateria e vocalizações sempre a colocar o dedo na ferida em terras de Sua Majestade.

Se o anterior "Divide And Exit" conseguiu catapultar a banda para outros patamares graças a temas tão contagiantes quanto "Tied Up In Nottz" ou "Tweet Tweet Tweet", este novo registo surge como um aprimorar da sua conjugação de batidas ritmadas e baixos gordos na senda de bandas punk-funk como as E.S.G. ou Delta 5, e o discurso sempre inflamado de Jason Williamson algures entre a poesia non-stop de John Cooper Clarke e a critica mordaz de Mark E. Smith dos The Fall.

Sempre corrosivo, Williamson vai dissertando sobre várias vertentes da realidade britânica, seja a nível politico, económico mas acima de tudo social, sempre com imensos palavrões à mistura e um humor que muitos não entenderão. "Key Markets" revela-se um disco com poucas diferenças em relação aos seus antecessores, contudo podemos descortinar um maior cuidado com a produção, na elaboração das batidas e até um esforço por parte de Williamson em cantar!

As referências a várias bandas e músicos, na maioria negativas, continuam a povoar as suas letras, desta feita os visados passam por Shakin' Stevens, Von Bondies, Jack White, Rocket From The Crypt, Puff Daddy, Two Door Cinema Club, Blur e Kate Bush, mas se alguém levar a mal, decerto sai mais um "fuck off".

Sintoma de que os Sleaford Mods alcançaram a primeira divisão musical são as recentes colaborações em discos dos Prodigy e Leftfield e atuações em horário nobre em vários festivais. Fica a questão de até quando a sua sonoridade irá prevalecer de forma tão minimal e sedutora. Até lá é desfrutar temas como o cáustico"Live Tonight", o panfletário "No One's Bothered" ou o contundente "In Quiet Streets".

Sem comentários: