sexta-feira, abril 29, 2016

Holy Wave - "Freaks Of Nurture"


Oriundo de Austin, Texas, os Holy Wave editaram recentemente "Freaks Of Nurture" o seu segundo registo de originais, sucedendo ao sedutor "Relax" que apresentaram em concerto por terras lusas. Não se desviando da linha que têm vindo a trilhar desde 2008, os Holy Wave assentam a sua sonoridade num psicadelismo com inclinação pop inspirado nos Byrds, Love, Doors, ao qual acrescentam o típico fuzz do garage-rock dos conterrâneos 13Th Floor Elevators, não se escusando em entrar por territórios dream-pop e shoegaze.

Prosseguindo na aposta em compor canções mais lânguidas do que é usual nestes territórios, (quiçá o calor californiano a fazer das suas), os Holy Wave sabem bem levar a sua água ao moinho e o resultado final são temas povoados de teclados coloridos, nos quais as guitarras ora ondulam num registo surf-jangle ou arrebitam com o fuzz, o baixo e bateria cumprem a função de manter o ritmo e a voz ecoa de uma forma preguiçosa.

A envolvente faixa de abertura "She Put a Seed In My Ear" soa a um cruzamento entre os Real Estate, Allah-las e The Seeds, ao passo que "Wendy Go Round" poderia ser da autoria dos Psychic Ills, já "Western Playland" não destoaria no "Carnival of Light" dos Ride. O ritmo acelera com "You Should Lie" abrandando de seguida com a balada narcótica "California Took My Bobby Away". O espírito dos Spacemen 3 e Stereolab pode ser detetado em "Air Wolf", "Our Pigs" convida ao menear da anca, "Sir Isaac Nukem" tem o carimbo "trippy", enquanto que "Magic Landing" encaixa perfeitamente numa compilação de celebração do Halloween. A viagem termina com "Minstrel's Gal" com adorno de cítara para dar aquele toque especial a um disco que coloca os Holy Wave a um passo de atingir o escalão principal desta nova vaga psicadélica, algo totalmente merecido.


Sem comentários: