quinta-feira, abril 07, 2016

Tacocat - "Lost Time"



"Lost Time" é o terceiro longa-duração dos Tacocat, quarteto oriundo de Seattle que tem vindo a conquistar o seu lugar ao sol mercê de um punk-pop deveras cativante, no qual vislumbramos com facilidade as suas influências mas que no entanto revelam mestria para baralhar e voltar a dar, seja através dos seus refrões que não descolam dias após a audição ou de riffs tão simples quanto eficazes.

Tendo como ponto de partida o punk primário dos Ramones, os Tacocat passam pelo indie-pop dos Shop Assistants e Primitives, mordiscam a sensibilidade melódica com travo punk das Shonen Knife, revelam a sua devoção ao college rock dos 90 (Magnapop, Breeders, That Dog) e obviamente acercam-se das Vivian Girls, Best Coast ou às colegas de editora na Hardly Art, La Luz e Chastity Belt.

"Lost Time" abre com o power-pop de "Dana Katherine Scully" tributo à famosa personagem da série "Ficheiros Secretos". Desconheço o que significa "FDP" (embora em português fosse evidente) mas o seu refrão "FDP don't fuck with me" é algo para cantarolar sem pudor tal como "earthquake, tsunami, there's still no place i'd rather be" na explicita "I Love Seattle". Os que trabalham aos fim-de-semana já possuem um hino para os consolar devidamente em "I Hate The Weekend" e por falar em laborar "You Can't Fire Me, I Quit" poderia ter como autoras as gémeas Deal.

Numa banda composta por três mulheres e um elemento masculino é natural que certos tópicos venham à baila como a discriminação, a arrogância masculina ou a sexualidade de que são exemplos "The Internet", "Men Explain Things To Me" e "Plan A, Plan B", no entanto as principais mensagens que a banda transpira são de auto-confiança, positivismo, humor e acima de tudo, diversão sendo "Night Swimming" o exemplo perfeito. Até ver o mais forte candidato a disco de Verão 2016!


Sem comentários: