quinta-feira, novembro 24, 2005

O filme da tua vida



Este é um dos meus filmes preferidos, nem eu sei muito bem porquê, que tive o prazer de rever há uns dias atrás.Após muito coçar a cabeça não consigo chegar à conclusão sobre qual o meu filme favorito.

Lanço-vos então o desafio de elegerem um (e apenas um, senão estamos nisto uma eternidade), filme que encaixe na categoria d'o filme da vossa vida.

Mesmo não estando certo da minha escolha, decido-me pelo "Cinema Paraiso".

34 comentários:

membio disse...

talvez o "Night of the Living Dead" que me marcou da pior forma...
Malditos pesadelos :)

clitus clarke disse...

The Godfather logicamente

nel colaça disse...

Once upon a time in américa

Anónimo disse...

os 400 golpes

luis

mPm disse...

Delírio em Las Vegas.

Anónimo disse...

Acho que é o Nightmare Before Christmas.

Joaquim

Pedro Carvalho disse...

Pulp Fiction
(mas tb não estou certo da minha escolha)

Anónimo disse...

Há um filme que, de cada vez que dá, gosto sempre mais. É o goodfellas do scorcese. Não sei se, por isso, posso dizer que é o filme da minha vida. Por achar bonito, deve ser o a place in the sun. ... da-se! Assim é muito difícil!! Não sei mesmo.

A cunhadinha

atari disse...

o padrinho. pq marcou, e d q maneira, a minha adolescencia

dedos-bionicos disse...

"Two Brothers" marcou-me bastante...

O Puto disse...

Parece um clichet, mas gosto muito de toda a desproporção do "Citizen Kane".
"Two Brothers" é aquele do Hal Hartley?

Anónimo disse...

Historinha
Era eu ainda pequenina, no tempo em que a televisão era a dois canais e a preto-e branco (lá em casa era uma philips) quando vi pela 1ª vez o citizen kane.Devia ter aí uns 7 ou 8 anos e ainda tinha alguma dificuldade em seguir a rapidez legendas. No entanto, lembro-me que foi a 1ª vez que tive a percepção de estar a ver algo em flash-back e percebi, no fim do filme, que aquele personagem meio Tio Patinhas tinha chegado ao fim da vida a sonhar com a alegria simples da infância. Vejam lá que génio deve ser o orson wells. EU SÓ TINHA 8 ANINHOS, PÁ!!! também podia ser um dos filmes da minha vida.

A cunhadinha

eduardo disse...

o "Citizen Cane" esteve para ser a minha escolha, mas como disse anteriormente, é mt dificil eleger um.Se pensarmos nos que ainda não vimos então ainda mais complicada se torna a tarefa.

Maria disse...

Como só posso escolher um, uso a memória a curto prazo e só pode ser O fabuloso destino de Amélie Poulain.

ocelot disse...

"Safe", do Todd Haynes.

ZR disse...

Sem dúvida e com certeza (à cavaco), "O crepúsculo dos deuses", onde a geração Glam se foi inspirar. "I'm ready for your close-up, Mr. DeMille!.."

mr what a long name this hardly worth typing disse...

talvez...Rocco e i suoi fratelli

Vagabundo disse...

Sem qualquer dúvida para mim é
"Os Amigos de Alex".

Vagabundo

Anónimo disse...

lillith e o destino, rocco e os seus irmãos, os ladrões de bicicletas, o buraco, o ódio, os juncos silvestres, amador, todos gostam da mesma, alice nas cidades, jules e jim, o acossado, bom dia tristeza, o homem do braço de ouro, os suspeitos do costume,o padrinho 2, fogo de artificio, as portas do inferno, o rio ...................................................... assim é dificil, acho que volto novamente aos 400 golpes

luis

Anónimo disse...

Os ladrões de bicicletas, pois. O shungkin express, os sonhos do kurusawa, que acho que tem o conjunto de imagens mais bonito que já vi, oh. o ódio, o shane, o encontros imediatos, o janela indiscreta, o johny guitar, os royal tennenbaum, o verão de 42, SEI LÁ!!!
Desculpa, Edu, eu só tenho dúvidas. Vão dizendo mais. De cada opinião eu tiro as minhas reflexões. Gosto de todos os que puseram até agora.

A cunhadinha

eduardo disse...

o que safa é que a maioria dos exemplos são bons. já deu para ver que a malta tem bom gosto.
Só estou à espera que alguém mencione o "Titanic" !!!

Pedro Carvalho disse...

há por aqui bom gosto, como seria de esperar; mas atenção que uma coisa é o filme da nossa vida e outra coisa é o melhor filme que já vimos. "O filme da nossa vida" acarreta sempre uma carga emocional, a escolha pode dar-se porque se viu num determinado momento da vida, numa circunstancia particular; a razão pode não ter nada a ver com a escolha. Foi assim que entendi o desafio. Posto isto... Eduardo, lanças o desafio do "disco da vida"?

eduardo disse...

creio que quando iniciei o blog esse foi um dos primeiros tópicos. Se não foi com essa designação andou lá perto. Um dia destes volto à carga a ver se o ppl mudou de opinião.

Anónimo disse...

Pois, por acaso, nas minhas escolhas, foi esse o critério: os filmes que servem de cenário a momentos mais marcantes ou que, por alguma razão, recorra a eles frequentemente por comparação, por esclarecimento, por significados, por muitos motivos. Ainda hoje, quando penso em alguma coisa subliminar mas que me faz agir de determinada forma, lembro-me do encontros imediatos. Quando vejo os vizinhos do outro lado da rua, pela janela, penso que posso presenciar alguma cena sinistra. Quando penso em amores impossíveis, lembro-me do a place in the sun ou do verão de 42. Por exemploS.

A cunhadinha

dedos-bionicos disse...

eu escolhi o “Two Brothers” (que n é do Hal Hartley) pelo simples facto de ser o único filme que me fez chorar....

Pedro Carvalho disse...

Assim esta coisa do filme da minha vida é muito mais interessante. Eu chorar acho que chorei em varios filmes (não me lembro de quais ao certo). Mas aquele, e que nem é um filme por aí além, em que é choro na certa (e já o vi umas 6 ou 7 vezes) é o 24 hour Party People; na cena da morte do Ian Curtis fico sempre muito comovido.

myself disse...

Assim o primeiro filme que me vem á cabeça é o do Wim Wender "faraway, so close". Gosto da imagem sombria, da história igualmente negra.

atari disse...

quero lembrar um filme q marcou mesmo muito, o videodrome, q grande filme... grande james woods!

eduardo disse...

curiosidade: existe um tema dos Man or Astroman que começa com um sample do "videodrome".

atari disse...

é sinal q os homens tb têm bom gosto :-)

dedos-bionicos disse...

grande pedra Man or Astro Man!, outro bom filme que me deixou as suas marcas e que recomendo a toda a gente é o "The Commitments"....

Agassi disse...

Balas e Bolinhos 1
É arte Lowfy :D
ah.....
e a curta metragem do Tungalélé em que ele oferece batatas fritas do pacote à gata em russo

mellarocco disse...

Eternal Sunshine of the Spotless Mind

Anónimo disse...

Tenho que mencionar três:
Big Fish
Lost in Translation
Alta Fidelidade

André

Ps: E ficam tantos para trás...