quinta-feira, novembro 24, 2005

O filme da tua vida



Este é um dos meus filmes preferidos, nem eu sei muito bem porquê, que tive o prazer de rever há uns dias atrás.Após muito coçar a cabeça não consigo chegar à conclusão sobre qual o meu filme favorito.

Lanço-vos então o desafio de elegerem um (e apenas um, senão estamos nisto uma eternidade), filme que encaixe na categoria d'o filme da vossa vida.

Mesmo não estando certo da minha escolha, decido-me pelo "Cinema Paraiso".

30 comentários:

clitus clarke disse...

The Godfather logicamente

nel colaça disse...

Once upon a time in américa

Anónimo disse...

os 400 golpes

luis

mPm disse...

Delírio em Las Vegas.

Anónimo disse...

Acho que é o Nightmare Before Christmas.

Joaquim

Anónimo disse...

Pulp Fiction
(mas tb não estou certo da minha escolha)

Anónimo disse...

Há um filme que, de cada vez que dá, gosto sempre mais. É o goodfellas do scorcese. Não sei se, por isso, posso dizer que é o filme da minha vida. Por achar bonito, deve ser o a place in the sun. ... da-se! Assim é muito difícil!! Não sei mesmo.

A cunhadinha

atari disse...

o padrinho. pq marcou, e d q maneira, a minha adolescencia

dedos-bionicos disse...

"Two Brothers" marcou-me bastante...

O Puto disse...

Parece um clichet, mas gosto muito de toda a desproporção do "Citizen Kane".
"Two Brothers" é aquele do Hal Hartley?

Anónimo disse...

Historinha
Era eu ainda pequenina, no tempo em que a televisão era a dois canais e a preto-e branco (lá em casa era uma philips) quando vi pela 1ª vez o citizen kane.Devia ter aí uns 7 ou 8 anos e ainda tinha alguma dificuldade em seguir a rapidez legendas. No entanto, lembro-me que foi a 1ª vez que tive a percepção de estar a ver algo em flash-back e percebi, no fim do filme, que aquele personagem meio Tio Patinhas tinha chegado ao fim da vida a sonhar com a alegria simples da infância. Vejam lá que génio deve ser o orson wells. EU SÓ TINHA 8 ANINHOS, PÁ!!! também podia ser um dos filmes da minha vida.

A cunhadinha

eduardo disse...

o "Citizen Cane" esteve para ser a minha escolha, mas como disse anteriormente, é mt dificil eleger um.Se pensarmos nos que ainda não vimos então ainda mais complicada se torna a tarefa.

Maria disse...

Como só posso escolher um, uso a memória a curto prazo e só pode ser O fabuloso destino de Amélie Poulain.

Anónimo disse...

"Safe", do Todd Haynes.

Vagabundo disse...

Sem qualquer dúvida para mim é
"Os Amigos de Alex".

Vagabundo

Anónimo disse...

lillith e o destino, rocco e os seus irmãos, os ladrões de bicicletas, o buraco, o ódio, os juncos silvestres, amador, todos gostam da mesma, alice nas cidades, jules e jim, o acossado, bom dia tristeza, o homem do braço de ouro, os suspeitos do costume,o padrinho 2, fogo de artificio, as portas do inferno, o rio ...................................................... assim é dificil, acho que volto novamente aos 400 golpes

luis

Anónimo disse...

Os ladrões de bicicletas, pois. O shungkin express, os sonhos do kurusawa, que acho que tem o conjunto de imagens mais bonito que já vi, oh. o ódio, o shane, o encontros imediatos, o janela indiscreta, o johny guitar, os royal tennenbaum, o verão de 42, SEI LÁ!!!
Desculpa, Edu, eu só tenho dúvidas. Vão dizendo mais. De cada opinião eu tiro as minhas reflexões. Gosto de todos os que puseram até agora.

A cunhadinha

eduardo disse...

o que safa é que a maioria dos exemplos são bons. já deu para ver que a malta tem bom gosto.
Só estou à espera que alguém mencione o "Titanic" !!!

Anónimo disse...

há por aqui bom gosto, como seria de esperar; mas atenção que uma coisa é o filme da nossa vida e outra coisa é o melhor filme que já vimos. "O filme da nossa vida" acarreta sempre uma carga emocional, a escolha pode dar-se porque se viu num determinado momento da vida, numa circunstancia particular; a razão pode não ter nada a ver com a escolha. Foi assim que entendi o desafio. Posto isto... Eduardo, lanças o desafio do "disco da vida"?

eduardo disse...

creio que quando iniciei o blog esse foi um dos primeiros tópicos. Se não foi com essa designação andou lá perto. Um dia destes volto à carga a ver se o ppl mudou de opinião.

Anónimo disse...

Pois, por acaso, nas minhas escolhas, foi esse o critério: os filmes que servem de cenário a momentos mais marcantes ou que, por alguma razão, recorra a eles frequentemente por comparação, por esclarecimento, por significados, por muitos motivos. Ainda hoje, quando penso em alguma coisa subliminar mas que me faz agir de determinada forma, lembro-me do encontros imediatos. Quando vejo os vizinhos do outro lado da rua, pela janela, penso que posso presenciar alguma cena sinistra. Quando penso em amores impossíveis, lembro-me do a place in the sun ou do verão de 42. Por exemploS.

A cunhadinha

dedos-bionicos disse...

eu escolhi o “Two Brothers” (que n é do Hal Hartley) pelo simples facto de ser o único filme que me fez chorar....

Anónimo disse...

Assim esta coisa do filme da minha vida é muito mais interessante. Eu chorar acho que chorei em varios filmes (não me lembro de quais ao certo). Mas aquele, e que nem é um filme por aí além, em que é choro na certa (e já o vi umas 6 ou 7 vezes) é o 24 hour Party People; na cena da morte do Ian Curtis fico sempre muito comovido.

Nadia disse...

Assim o primeiro filme que me vem á cabeça é o do Wim Wender "faraway, so close". Gosto da imagem sombria, da história igualmente negra.

atari disse...

quero lembrar um filme q marcou mesmo muito, o videodrome, q grande filme... grande james woods!

eduardo disse...

curiosidade: existe um tema dos Man or Astroman que começa com um sample do "videodrome".

atari disse...

é sinal q os homens tb têm bom gosto :-)

dedos-bionicos disse...

grande pedra Man or Astro Man!, outro bom filme que me deixou as suas marcas e que recomendo a toda a gente é o "The Commitments"....

mellarocco disse...

Eternal Sunshine of the Spotless Mind

Anónimo disse...

Tenho que mencionar três:
Big Fish
Lost in Translation
Alta Fidelidade

André

Ps: E ficam tantos para trás...