terça-feira, setembro 19, 2006

Newsletter Capitão Edu #64

Aquisições

CD
A.Graham & The Moment Band – “This Tyrant Is Free”
(projecto obscuro americano com uma sonoridade próxima dos Pavement e Modest Mouse com pitadas neo-country. Custou-me uma ninharia.)

Pinback – “Offcell (ep bem porreiro que catei nos saldos.)

Quien Es, Boom! – “Cast Your Burdens Aside” (Um dos melhores discos que ouvi este ano. Fusão Pinback, Sea & Cake e demais projectos com sonoridade típica de Chicago pós – rockeira.)

Electrelane – “The Power Out” / “Axes” (Aproveitando o facto do catálogo da Too Pure estar a preço reduzido, tinha de completar a discografia destas meninas.)

Cranes – “Wings Of Joy” (previamente em destaque neste blog)

CDR
The Ex – “Singles.Period.The Vinyl Years
” (Compilação de singles desta banda de culto holandesa.)

Oh No! Oh My! – “Oh No! Oh My!” (Edição de autor desta dupla pop muito Do-it-yourself. A provar pela enésima vez que a simplicidade só faz bem a música.)

Electrelane – “Singles, B-sides & Live” (Enquanto não sai um novo registo, cá vai um docinho para entreter.)

LP
Talking Heads – “77”
(Álbum histórico. Este tinha de ser em vinil!)

12”
Mudhoney – “Burn It Clean”
(Mais uma raridade para a colecção.)

7”
Clap Your Hands Say Yeah – “The Skin Of My Yellow Country Teeth” (Vinil Amarelo)

Metric – “Monster Hospital (Vinil prateado)

Camera Obscura – “I Love My Jean” / “Lloyd, I’m Ready To Be Heartbroken” (Dois belos momentos pop desta formação escocesa. O segundo é candidato a melhor single deste ano.)

Magic Numbers – “Forever Lost” (Picture Disc)

Devo – “Whip It”
Waterboys – “The Whole Of The Moon”
Blondie – “Heart Of Glass”
(Três hits em excelente estado e a preços bem acessíveis. É tudo uma questão de procurar.)

Audições
Criticas o mais sucinto possível para não desistirem de ler até ao fim!

Yo La Tengo – “I Am Not Afraid Of You And I Will Kick Your Ass (2006)
Que palavreado devo eu redigir para descrever um dos melhores discos desta apaixonante banda? Podia muito bem consultar o dicionário e encher este parágrafo de superlativos adjectivos mas toda a gente sabe que este trio nunca desilude.

Evangelicals – “So Gone” (2006)
Psicadelismo pop ora interessante ora demasiado experimental. Um daqueles que tem de rodar umas quantas vezes para encaixar.

ILIKETRAINS – “Progress Reform” (2006)
Por vezes quando ouvimos uma faixa tiramos logo uma conclusão, no caso desta banda inglesa até me cativou a inicio mas logo percebi que aquela voz fantasmagórica e a costela épica misto de Cocteau Twins com GYBE! e Sigur Ros, não eram para os meus ouvidos.

Dirty On Purpose – “Hallelujah Sirens” (2006)
Ao contrário dos anteriores, estes não desiludiram nem um pouco pela amostra. Sonoridade assente no melhor indie rock dos Sonic Youth e Yo La Tengo (só para citar os mais famosos).

Low Frequency In Stereo – “Last Temptation Of…” (2006)

Terceiro registo desta formação norueguesa que se tornaram um autêntico vício nestas últimas semanas. Por aqui andam os Stereolab, Hawkwind, surf rock, teclados Booker T., atitude punk, psicadelismo espacial a rodos e uma vontade constante de carregar no repeat.

I’m From Barcelona – “Let Me Introduce My Friends” (2006)
Colectivo de 29 suecos com pendor para criar canções 100% pop. Não tão entusiasmante quanto o ep anterior mas ainda assim o suficiente para colocar-nos um sorriso nos lábios de boa disposição.

Whirlwind Heat – “Types Of Wood” (2006)
Este tem vindo a ficar na lista de espera pois ainda não o ouvi em condições mas tenho um palpite que estamos perante um belo sucessor de “Do Rabbits Wonder”. Além do mais, quem já o ouviu confirma a minha tese.

Headlights – “Kill Them With Kindness” (2006)
O ep lançado em 2005 já antevia estarmos perante uma banda com futuro promissor, este disco de estreia só veio confirmar que pop desta colheita é sempre bem vinda. Muita atenção a esta banda.

Publicações
Mojo (Outubro 2006)
O cd dedicado ao fenómeno folk não entusiasma e o Elton John na capa muito menos, mas só pelo artigo dedicado aos primeiros tempos dos The Jesus & Mary Chain, já valeu a compra.

Rockdelux (Outubro 2006)
Aqui o cd é uma preciosidade pois é dedicado aos 25 anos da mítica editora Touch & Go. Destaque para a divertida entrevista conjunta com Ira Kaplan (Yo La Tengo) e Kurt Wagner (Lambchop).

Visões
Voltar (Pedro Almodôvar / 2006)
Um bom filme mas fiquei com um certo sabor a “déja vu”, pois os enredos tendem a assemelharem-se nestes seus últimos trabalhos, que desde “Tudo Sobre Minha Mãe” revela um Almodôvar muito mais politicamente correcto.

Concertos
Deerhunter / Liars (Porto Rio, 25/09)
(Que miséria paira sobre este país. Se alguém souber de algo mais de interesse, é favor avisar.)

Notas do Underground
(Bandas cuja amostra sonora despertou interesse em querer ouvir algo mais.)

-The Bad Hand
-Tap Tap
-Future Of The Left
-Whitest Boy Alive
-Emergency Umbrella (destaque para esta editora americana na qual podem ficar a conhecer diversas bandas do underground através de uma vintena de Mp3)

SEE YA!

17 comentários:

joao disse...

1) boas compras, especialmente os electrelane
2) estou cada vez mais expectante dos yo la tengo, ainda nao ouvi e toda a gente fala bem
3) i'm from barcelona, nao acho assim nada de especial. acho que barcelona esta em alta. sugiro mesmo que a palavra barcelona seja erradicada do mundo e substituida por hype. exemplos: l'auberge espagnole e passado em hype, o gaudi era um arquitecto de hype, este fim de semana vou a hype. os i'm from hype aproveitam-se disso.
4) quiem es, boom! vou ja investigar

joao disse...

a) corrigo, obviamente, as electrelane
b) mas agora teem um gajo nao e? pelo menos foi o que me pareceu na wire aqui ha uns meses.

superpiloto disse...

quien es, boom! e yo la tengo - ando mortinho por deitar a mão a isso. oh no! oh my! tem rodado comigo para todo o lado.

barcelona é sempre fixe. el borne em grande.

Anónimo disse...

agradeço a sugestão da tua ultima newsletter, os asobi seksu foram uma excelente surpresa. quanto a concertos isto tem andado mesmo muito mau, mas os Liars prometem... os comets on fire tb vão passar por cá, mas so por Lisboa, para não variar...
entretanto pode-se sempre ver alguns concertos de bandas interessantes cá da terra, como os Lobster, para quem gosta de Lightning Bolt percam algum tempo a ouvi-los pk nao se vão arrepender, e os Veados com Fome, k por vezes fazem lembrar as grandes Electrelane.
http://www.myspace.com/wearelobsters
http://www.myspace.com/veadoscomfome

atari disse...

no dia em q alguem trouxer os horrors ao porto, eu... eu... eu... vou vê-los!
http://www.myspace.com/thehorrors

até lá, vai sendo a mesma miséria

atari disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quien es boom! é mesmo muito bom, obrigado pela dica!
Yo la Tengo estão só a manter o nível:)

Já agora: já saiu o lp dos bound stems, ainda não confirmei foi se é o ep + algumas músicas novas ou só novas.

Abraço,

Joaquim

Anónimo disse...

O de Yo La Tengo já é um clássico...
Esse de Quien Es Boom! já rodou tanto!!!!
Bom, daqui por uns dias regresso definitivamente às aulas e levo comigo o duplo CD virtual do Mouco, Endless Summer III... e também os novos concertos do Mouco!!! até lá, boas ondas! a energia do futuro! tanto furacao desaproveitado...

P.S. Já agora, nos blogs do mouco o meu finalmente está activo...

augusto

dedos-bionicos disse...

essas aquisições são um verdadeiro miminho... das audições destaco os Low Frequency In Stereo e Headlights, os Yo La Tengo provam que a par dos Sonic Youth são aquela banda que não falha nunca...
Capitão: é um gozo ler as tuas news...
Augusto: venham eles, os concertos do MOUCO...

::Andre:: disse...

Aceito com muito gosto um link, um cdr ou até os originais de "Low Frequency In Stereo" e "Quien Es, Boom!" já que ñ os encontro em lado nenhum :P
Ainda ñ me apeteceu ouvir Yo La Tengo mas lamento que ñ venham cá em Dezembro.
Hoje no Mercedes tens isto:
GÂTECHIEN (França)
dois miudos nervosos obcecados pela melodia
www.myspace.com/gatechien
LOBSTER (Portugal)
dois putos traquinas a brincar com o ruido
www.myspace.com/wearelobsters
Quinta - Feira | 21 Setembro | 23h
Entrada 4€

Os franceses têm algo de Shellac e tal (espreita o myspace) e os Lobster, tal como alguém disse, são muito porreiros.
Mais: dia 14 temos Comets on Fire + CAVEIRA no Porto-Rio.

As Newsletters deviam ser quinzenais!!

Augusto, novidades em relação a concertos?

Gravilha disse...

belas aquisições, sem duvida! Em relação às audições eu cá não fiquei muito satisfeito com os yo la tengo, acho o disco demasiado longo e por vezes envereda por caminhos muito "standard"; de qualquer forma nota positiva. Nas restantes audições de acordo, com excepção dos i'm from barcelona (não tenho pachorra) e aborreci-me rapidamente com o novo Whirlwind Heat (apesar da primeira impressão bastante positiva).

eduardo disse...

Caros companheiros:
Esta tem sido uma semana complicada pois fui operado ao nariz e o pós-operatório tem sido doloroso até dizer chega.
Espero para a semana voltar ao trabalho e por o ouvido em dia.
Infelizemnte tudo aponta para que não possa ir ver os Liars pois ambientes fechados e fumarentos podem provocar estragos.
Seja como for, agradeço os vossos comentários, pois só me motiva ainda mais a perder umas horas a escrever estas newsletters.

dedos-bionicos disse...

caro Edu que tenhas uma rápida recuperação, pena que n vais a Liars eu vou fazer uma maratona do carago pra ir, isto é se for...

::Andre:: disse...

As melhoras Eduardo ;)

Nuno, se hoje vieres a Liars manda mail.

superpiloto disse...

então esse pós-operatório?

eduardo disse...

já estou a bulir desde 2ª.
O pós-operatório tem sido bastante dificil mas se tudo correr bem no inicio da próxima semana já tenho um respirar novo.

Unknown disse...

Yo La Tengo é mesmo muito bom. Muito bem escrita a tua resumida crítica. O que disseste dos iLiKETRAiNS acho curioso. Gosto bastante do álbum mas não o tinha relacionado com Sigur Rós... Quanto a Quien Es Boom!..., bem é excepcional!

Cheers!