quarta-feira, setembro 02, 2015

Yo La Tengo - "Stuff Like That There"


Banda que já se tornou uma instituição, os Yo La Tengo apresentam desta feita "Stuff Like That There, um conjunto de versões e reinterpretações às quais adicionaram duas novas canções, em jeito de celebração do 25º aniversário do fascinante "Fakebook" (1990), um álbum que revelou desde então a sua mestria em transformar qualquer versão, seja popular ou obscura, numa canção com o carimbo Yo La Tengo.

Evitando a todo o custo a distorção, este disco assenta em guitarras acústicas, ocasionais twangs (por vezes a lembrar o Ry Cooder de "Paris, Texas"), baterias escovadas e vozes frágeis, contando ainda com o precioso auxilio do guitarrista Dave Schramm outrora elemento da banda na sua fase inicial.
As versões oscilam entre bandas e artistas de renome (Hank Williams, The Cure, The Lovin' Spoonful) e mais obscuros (Special Pillow, Great Plains Antietam) sempre com o cunho caraterístico do trio, com destaque para o desempenho vocal de Georgia Hubley no tema de abertura "My Heart's Not In It" (Darlene McRea) e o famoso "I'm So Lonesome I Could Cry".

No que toca a recriações, "The Ballad Of Red Buckets"do meu preferido "Electr-o-pura", "Deeper Into Movies" do igualmente sedutor "I Can Hear The Heart Beating As One" e "All Your Secrets" do mais recente "Popular Songs", são passadas pelo crivo acústico, não perdendo contudo a sua magia. No que diz respeito aos novos temas, (ambos interpretados por Ira Kaplan) oscilam entre a balada country em "Awhileaway" e "Rickety" mais aproximada da "canção-tipo YLT" que me levou a desejar por uma versão mais eletrificada da mesma.

Se dúvidas subsistiam no que diz respeito à sua diversidade estilística, critério de escolha de versões e fundamento nas edições discográficas (quiçá nos apreciadores mais recentes), este disco dissipa-as completamente, pois sempre foi assim que os Yo La Tengo regiram a sua carreira e sempre se deram bem.

Sem comentários: