quinta-feira, março 10, 2016

Big Ups - "Before A Million Universes"



Após o bem recebido registo de estreia "Eighteen Hours of Static", os Big Ups oriundos de Brooklyn, retornam com "Before A Million Universes" na cada vez mais proeminente Exploding In Sound Records. Se no disco debutante a costela post-hardcore era por demais evidente, neste novo disco a banda revela uma maior diversidade sonora e uma dinâmica na construção dos seus temas que merece ser louvada.

Muito embora os Big Ups sigam a cartilha do género cujos fundamentos poderemos encontrar em inúmeras bandas da Dischord com os Fugazi na cabeça do pelotão, desta feita a banda tenta soltar-se das amarras dessa onda ao inclinar-se para o território dos Slint, Rodan, Unwound e até os primórdios dos June of 44, evitando a colagem demasiado óbvia a esta vertente.

Com uma abertura a pender para os Refused em "Contain Myself", desde logo os Big Ups desvelam os pilares em que este disco assenta: vocalizações entre o narrativo e a gritaria, dinâmicas de guitarra que ora soam melódicas ora explodem com todo o fulgor e uma secção rítmica que não se limita a seguir o texto tendo abertura para soltar-se quando é necessário. Acima de tudo, o que é manifestado neste disco é uma obra coesa, com uma produção sem mácula, a cargo de uma banda que pretende evoluir sem receio de fugir a certos clichés, bastando atentar em temas como "Posture", "Meet Where We Are", "Negative", So Much You" para descortinar várias partes numa mesma canção, e que canções!

Sem comentários: