sexta-feira, março 18, 2016

Cavern Of Anti-Matter - "Void Beats/Invocation Trex"



Após a dissolução/hiatus indefinido dos seminais Stereolab, foi da parte de Laetitia Sadier que obtivemos mais novidades musicais, no entanto o seu ex-marido Tim Gane não deixou de estar ativo embora mais entretido com produções para bandas-sonoras e instalações sendo que de uma dessas experiências sonoras em Berlim onde atualmente Tim reside, resultou a formação de uma nova banda com a inclusão do ex-baterista dos Stereolab Joe Dilworth e do músico germânico Holger Zapf.

"Void Beats/Invocation Trex" surge no mercado após a edição de um mini-álbum e uns quantos 12" e revela uma banda que como seria de esperar possuí no seu ADN muito do que tornou a sua anterior banda um caso único mas explora igualmente outros territórios num disco algo extenso mas rico em pormenores ao qual não faltaram à chamada os colaboradores de longa data Sonic Boom e Sean O'Hagan.

"Tardis Cymbals" abre as hostilidades com os seus quase 13 minutos de duração conduzida pela batida motorik e eletrónica cósmica tão marcantes do movimento krautrock. Se a marca dos NEU! se faz sentir ao longo do disco, igualmente a eletrónica pioneira dos Kraftwerk tem um peso considerável e para tal basta atentar em faixas como "Blowing My Nose Under Close Observation" que pisca o olho a Afrika Bambaataa, "Insect Fear" e "Pantechnicon".  O denominado electro dos anos 80 também dá um ar da sua graça em "Hi-Hats Bring The Hiss", "Echolalia" e belisca na EBM em "Void Beat".

"Melody In High Feedback Tones" poderia figurar em qualquer disco dos Stereolab dado o seu cariz mais pop e a pedir a voz de Laetitia, no entanto as poucas vozes que se fazem representar neste disco são de Bradford Cox (Deerhunter) em "Liquid Gate" um curto tema pop de contornos psicadélicos, e de Sonic Boom na leitura de um manifesto em "Planetary Folklore" um desvario cósmico com diversas manipulações vocais. Por fim não poderiam faltar as incursões ao território das bandas sonoras e library music em "Black Glass Actions" e a derradeira faixa "Zone Null".

Sem estar previsto Tim Gane volta a fazer parte de um grupo e pela amostra deste disco, estou em crer que será algo da qual retira imenso prazer em o fazer e quem ganha são os nossos ouvidos.



Sem comentários: