quinta-feira, setembro 08, 2016

Show Me The Body - "Body War"



Com apenas 2 ep´s editados o trio nova-iorquino Show Me The Body caiu rapidamente nas boas graças da imprensa musical alicerçado em ruidosas atuações ao vivo. "Body War" é o comprovativo que faltava para catalogar esta banda como uma das mais promissoras da atualidade em virtude de uma sonoridade impregnada de vários estilos com os quais os SMTB souberam e bem conjugar de forma a criar um disco atual que espelha a realidade através de letras viscerais, sem medo de colocar o dedo na ferida. Para além de não alinharem com editoras e disponibilizarem o disco para descarga gratuita, são parte integrante do colectivo Letter Racer Collective com os Ratking.

"Body War" o tema que dá titulo ao disco poderia figurar na histórica banda-sonora "Judgement Night" na qual bandas rock uniram a sua criatividade ao universo hip-hop com resultados variados, embora neste caso os SMTB não necessitariam de convidados pois dão bem conta do recado sozinhos. A influência dos Fugazi é um denominador comum em vários temas e "Tight SWAT" é um bom exemplo da vertente post-hardcore que atravessa este disco que no seu desenrolar vai revelando inúmeras referências como o rap experimental dos Death Grips, a agressividade dos Dope Body, a cadência de Anthony Kiedis (Red Hot Chili Peppers), o crossover dos Suicidal Tendencies e Biohazard, a versatilidade dos Beastie Boys, o hardcore musculado dos Bad Brains, um King Krule em "Metallic Taste" com o banjo de Julian Cashwan Pratt em evidência ou até os Liars em "Aspirin". Tudo isto inúmeras vezes numa mesma música sem que os temas se ressintam das constantes variações o que, diga-se de passagem, é obra!

Eles rotulam a sua sonoridade de "sludge" e há mesmo quem afirme que são um bom exemplo de rap-metal, esse estilo mal-amado muito por culpa do nu-metal. Catalogações à parte, os SMTB são uma banda que, diria eu, fazia falta.


Sem comentários: