quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Enablers - "The Rightful Pivot"


Corria o ano de 2006 quando a promotora Amplificasom estreou-se nestas lides com o concerto dos Enablers no agora defunto O Meu Mercedes. Quem assistiu deve ainda recordar-se da excelente entrega da banda liderada por um expressivo Pete Simonelli que não se escusou a caminhar sobre o balcão do bar enquanto cuspia palavras encharcado em suor. Posteriormente regressaram à edição de 2011 do Amplifest na Sala 1 do Hard Club (e a pequena promotora a criar um festival de referência) mas apesar do esforço não conseguiram motivar a malta mais dada a sons pesados que aguardavam outras bandas mais do seu agrado.
Chegados a 2015 e com o recém-editado "The Rightful Pivot" debaixo do braço, os Enablers voltam a visitar território luso, desta feita no próximo mês de Março em Vila Real e Lisboa. Recomendo vivamente que estejam presentes (vou fazer por ir a Vila Real) e presenciem uma banda de veteranos na cena underground americana, cuja sonoridade vagueia pelo "so-called-post-rock" de Chicago, Slint, Swans, Nick Cave, Karate e Fugazi e com um contador de histórias extraordinário como Simonelli que tanto é narrador como encarna as personagens das suas extensas letras de uma forma visceral.
"The Rightful Pivot" é o seu quinto registo e apesar da saída do histórico baterista Doug Scharin (Codeine/June of 44/ Rex/ HiM) os Enablers continuam em grande forma como poderão comprovar no seu bandcamp. O novo baterista Sam Ospovat mostra que é um sucessor à altura, enquanto que o resto da banda revela um entrosamento digno de registo. Estão avisados!

Sem comentários: