quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Public Service Broadcasting - "The Race For Space"


"Inform-Educate-Entertain", o álbum de estreia da dupla Public Service Broadcasting editado em 2013, foi uma enorme surpresa ao conjugar de uma forma original registos áudio de bibliotecas com uma base musical que deambulava entre o kraut, o pós-rock, a pop eletrónica e bandas sonoras vintage e por conseguinte, não foi de estranhar ter arrebatado o lugar cimeiro na minha lista de melhores discos desse ano.

Desta feita os PSB dedicam-se à corrida ao espaço levada a cabo por americanos e russos entre 1957 e 1972, um tópico com muito para explorar mas que neste disco fica um pouco aquém das expetativas, acima de tudo porque a imagem neste caso faz toda a diferença. Ao estar ausente desta espécie de banda-sonora sentimo-nos algo à deriva em certos episódios, e não teria sido mal pensado terem concebido "The Race For Space" como um DVD.

O tiro de partida de "The Race For Space" é despoletado com uma "intro", abrindo caminho para "Sputnik" um tema electro-ambient-house em crescendo épico que balança entre os The Orb, os Gus Gus, Daft Punk e roça o Jean-Michel Jarre. Segue-se o single de apresentação "Gagarin", uma malha bem funky com direito a secção de metais e um piscar de olho aos The Go!Team. "Fire In The Cockpit" descreve a tragédia da Apollo 1 mas fico com a sensação que poderia ter sido mais desenvolvida em termos de tensão dramática.

"E.V.A." relembra a diversidade do disco debutante, na qual se destacam a batida jazzy/funk e a presença de violino e piano. Assente numa linha inicial kraftwerkiana,"The Other Side" descreve o momento de suspense quando a Apollo 8 perde temporariamente contato com a central, atingindo posteriormente um crescendo pós-roqueiro que peca pela curta duração. "Valentina", com o auxilio das vozes angelicais das Smoke Fairies, aproxima-se da pop atmosférica dos Air mas falta-lhe substância algo que a ritmada "Go!" tem em fartura com insinuações aos TV On The Radio e ao math-rock dos Battles e que poderia ter sido assinada pelos Memória de Peixe.

Chegamos ao final da viagem com "Tomorrow" mais uma faixa que peca novamente pela curta duração com um ritmo a remeter para os Stereolab com direito a xilofone, violinos e um coro. Não sendo de todo um mau disco, "The Race For Space" acaba por ser uma boa ideia à qual faltam pormenores que poderiam alterar a sua audição em algo mais de acordo com o espirito aventureiro reinante neste período.

Sem comentários: